Modo de fazer:
Cozinhe bem as batatas em água temperada com sal e alecrim, até ficarem macias. Ainda quentes, descaque-as e amasse com o garfo ou passe no espremedor. Adicione o sal, misture bem e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e amassando a massa. A medida de farinha é até que a massa se solte das mãos.
Faça rolinhos da massa sobre uma superfície enfarinhada e corte os cubinhos. Vá guardando numa travessa, regados com um pouco de azeite ou pulverizados com um pouquinho de farinha pra não grudarem.
Quando terminar de cortar, distribua-os aos poucos na panela com água fervente e um fio de azeite (eu costumo usar a mesma água da fervura das batatas, já que ela está temperadinha e com sabor de batatas). Vá tirando com uma escumadeira os que começam a boiar e coloque-os no escorredor.
Depois de escorridos, é só servir em um prato e cobrir com o molho de sua preferência.
(Dá pra comer até sem molho, só com um azeitinho, de tão bom que fica.
Outro dia eu tinha um monte de restinho de tipos de batata, como inglesas, doces, baroas, asterix. Pois cozinhei foi tudo, amassei misturado e ficou bom demais. Dá pra fazer recheado também, é só ter paciência e um trocinho pra pôr dentro.
Se você não for vegano, adicione uma colher de sopa de ghee nas batatas amassadas antes de misturar a farinha, que fica muitíssimo saboroso.)
So, tell me: